Foto: Mariana Ribeiro (Divulgação)
A arte da palhaçaria chega a três cidades da Quarta Colônia nesta semana com o projeto “Palhaços em Circula-Ação”, promovido pela Companhia de Teatro Entre Linhas, de Novo Hamburgo. A iniciativa, que une teatro, oficinas e rodas de conversa com foco em inclusão e acessibilidade, será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Restinga Sêca, Faxinal do Soturno e Nova Palma.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A atriz a diretora da Companhia, Alice Ribeiro, conta que o projeto leva atividades culturais gratuitas a públicos de todas as idades, especialmente em cidades atingidas por tragédias como as enchentes do ano passado ou com menor acesso a produções artísticas. A programação conta com espetáculos teatrais, oficinas de iluminação e palhaçaria, bate-papos sobre acessibilidade, audiodescrição e capacitismo, entre outros temas.
– É um projeto artístico pensado para alcançar comunidades que enfrentam ou enfrentaram situações de vulnerabilidade, promovendo alegria e capacitação. A acessibilidade está presente em toda a execução do trabalho – afirma.
Alice pesquisa o teatro protagonizado por palhaços desde 2016 e destaca o potencial de conexão da linguagem:
– É um formato leve, divertido e que permite muitas interações com a plateia. A palhaçaria é uma arte mágica que toca as pessoas de forma direta e sensível.
Programação na Quarta Colônia
A agenda na região começa em Restinga Sêca, no dia 2 de outubro, às 14h, no Centro de Eventos, com o espetáculo “Junto”, protagonizado por Alice Ribeiro na pele da palhaça Ôtro Mundo. A peça explora com delicadeza e humor a alegria de viver, utilizando recursos do teatro de animação e da palhaçaria.
No mesmo dia, às 19h, em Faxinal do Soturno, ocorre a Oficina de Iluminação Cênica, com a artista Nara Maia, na Fundação Ângelo Bozzetto. Já no dia 3 de outubro, às 9h15min, o espetáculo “Junto” será apresentado no Salão Paroquial de Nova Palma. A programação se encerra em Faxinal do Soturno, às 14h, com nova apresentação da peça no Ginásio de Esportes Municipal.
Todas as atividades na Quarta Colônia têm o apoio da Fundação Ângelo Bozzetto. Interessados podem obter informações pelo telefone (51) 99892-7355.
Programe-se
Restinga Sêca
- 02/10, às 14h – Espetáculo "Junto", que será realizado no Centro de Evento
Faxinal do Soturno
- 02/10, às 19h – Oficina de Iluminação Cênica, na Fundação Ângelo Bozzetto
- 03/10, às 14h – Espetáculo "Junto", no Ginásio de Esportes Municipal
Nova Palma
- 03/10, às 9h15min – Espetáculo "Junto", no Salão Paroquial de Nova Palma
Mais de 25 atividades culturais gratuitas pelo Estado
Além das ações na Quarta Colônia, o projeto também passou por Maquiné, no litoral norte, e seguirá por cidades como Chuvisca, Dom Feliciano, Sapiranga (com foco em deficientes auditivos, na Escola Bilíngue São Matheus) e Novo Hamburgo, no bairro Lomba Grande, também afetado pelas enchentes de 2024.
No total, o “Palhaços em Circula-Ação” contempla 27 atividades gratuitas, incluindo 10 apresentações teatrais, 10 bate-papos com o público, cinco oficinas (sobre projetos culturais, iluminação e palhaçaria), além de duas rodas de conversa: uma sobre audiodescrição para teatro, com Letícia Schwartz, e outra sobre capacitismo, com Lucimara Alves.
– A proposta é inclusiva em todos os aspectos: prioriza artistas diversos, alcança regiões menos atendidas por ações culturais, oferece Libras nas atividades e convida o público a refletir sobre acessibilidade – destaca Alice Ribeiro.
Sobre a Cia. Entre Linhas
Com sede em Novo Hamburgo, a Cia. de Teatro Entre Linhas desenvolve projetos cênicos desde 2012, com espetáculos, oficinas e participações em festivais no Brasil e no exterior. Alice Ribeiro, fundadora do grupo, atua na cena teatral desde 1986 como atriz, diretora, produtora e pesquisadora de linguagens teatrais.
Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo perfil no Instagram: @entrelinhasnh ou pelo WhatsApp (51) 99998-3388.